fbpx
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Se o seu negócio utiliza a coleta de informações de clientes ou funcionários em suas operações, é muito importante estar atento ao tema segurança de dados principalmente agora que estamos às portas do início da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Por isso, preparamos este artigo para você. Continue lendo e entenda qual a importância de criar uma nova política de privacidade.

O uso dos dados como moeda

Com a evolução da Internet, o uso de dados é solidamente a principal moeda de troca. Muitos serviços que se dizem gratuitos na verdade são fornecidos em uma permuta por dados, coletados do usuário quando se cadastra. Desde informações pessoais até a forma como o usuário se comporta online, tudo pode ser coletado.

Estes dados são extremamente valiosos para empresas de diversos segmentos. Por isso, seus detentores não só se utilizam deles, mas também os comercializam. E é aí que entra a questão: como fica a privacidade do usuário? Muitas vezes, ele nem sabe quais informações está fornecendo, nem para que fim estão sendo utilizadas.

Entenda a LGPD

O acato a estas normas será fiscalizado pela Agência Nacional de Proteção de Dados. A entidade de Administração Pública ligada à presidência poderá requerer da sua empresa relatórios de coleta e uso de dados para análise da conduta a qualquer momento. Além disso, o órgão pode ainda aplicar multas e sanções muito relevantes até para o funcionamento do negócio se forem encontradas irregularidades.

Fora da esfera legal, a adequação da sua política de privacidade às exigências da LGPD também é importante para garantir a satisfação do seu cliente. Com os usuários cada vez mais informados e preocupados, acerca da realidade do fornecimento e uso de dados, prezar por uma política de privacidade transparente garante ao seu negócio um bom posicionamento no mercado.

Saiba mais em:

Como elaborar uma política de privacidade aderente à LGPD? – Serpro
http://www.serpro.gov.br/lgpd/noticias/2019/elabora-politica-privacidade-aderente-lgpd-dados-pessoais

Por que ecommerces terão que alterar suas políticas de privacidade – Ecommerce Brasil
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/lgpd-por-que-e-commerces-terao-que-alterar-politicas-de-privacidade/

Como adequar sua política de privacidade

É imprescindível a criação de um conselho interno para análise e alteração da política de privacidade. Os integrantes devem propor as modificações necessárias para que os termos sejam claros ao usuário e estejam dentro das novas normas.

Também é importante determinar a necessidade de mudanças no que se trata do operador destes dados, ou seja, da empresa que fornece a solução (software) coletora das informações. É fundamental que este parceiro também esteja ciente e adequado às exigências da LGPD e tenha uma governança orientada à proteção dos dados do usuário.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre segurança e soluções para serviços online? Veja os outros artigos do nosso blog!

Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Por favor, escolha uma opção abaixo para conversar e teremos todo o prazer em ajudá-lo!
Facebook Amdesign

Como podemos lhe ajudar?

Anderson M.

Como eu posso lhe ajudar?